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Alimentação e Desporto

A alimentação e hidratação são essenciais para melhorar o rendimento físico e acelerar a recuperação. Neste sentido, as bebidas desportivas desempenham um papel muito importante no restabelecimento da energia e níveis de água e sais minerais no organismo.

Hidratos de Carbono

A principal fonte de energia no exercício físico vem da glicose armazenada sob a forma de  glicogénio nos músculos e no fígado. A quantidade de glicose armazenada dá aproximadamente para 2h de treino moderado e 1h de treino intensivo. Esgotando-se as reservas surge a fadiga e a perda de energia, por isso, é necessário fornecer, através de bebidas ou géis, a glicose necessáia durante a atividade.

Água

As necessidades de água variam com o desportista, com a humidade e temperatura ambiente, com a intensidade da atividade, etc. Uma hidratação adequada aumentam a capacidade física, atrasam a fadiga e previnem lesões musculares.
Segundo as recomendações do American College of Sports Medicine as necessidades de líquidos são de 200 a 300ml por cada 15 minutos de exercício físico. Quando o exercício físico é moderado poderá ser somente água. No entanto, no exercício intenso ou sobre condições extremas é preferível as bebidas isotónicas (que contêm cálcio, magnésio, sódio e outros sais) que melhoram a absorção da água e da glicose.

Sais Minerais

A reposição dos sais é, também, fundamental, pois com o suor perdem-se sais (sódio) que origina sintomas como cãibras, fadiga, confusão mental e náuseas.

A ingestão de bebidas isotónicas e suplementos de hidratos de carbono podem melhorar até 20% a performance em treinos superiores a 1h30.

Comer ou não comer?

A alimentação correta é muito importante para uma boa saúde. A alimentação deve ser variada e adequada às necessidades de cada um no que diz respeito à energia fornecida e nutrientes essenciais.
Não existem alimentos perfeitos e completos, assim como, não existem alimentos maus e bons, apenas uns que devem ser consumidos com moderação e outros com maior frequência.

A alimentação deve ser:

  • Completa - Conter alimentos de todos os grupos;
  • Equilibrada - Seguir a pirâmide alimentar;
  • Variada - Variar os alimentos dentro do mesmo grupo.

Ligado a uma alimentação desequilibrada estão relacionados algumas doenças como é o caso de:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes mellitus;
  • Colesterol elevado;
  • Obesidade;
  • Gota;
  • Osteoporose.
 

Cuidados a ter quando tem:

Colesterol ElevadoDiabetes Mellitus
Ácido ÚricoHipertensão
ObesidadeOsteoporose
Desidratação

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona




 
Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Pele Seca
Piolhos
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Diarreia
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Hematomas
Herpes Labial
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Queimaduras
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Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 17-Ago-2015